Orlando Silva visita a Tainã para tratar de soberania digital

No dia 23 de agosto o deputado federal Orlando Silva visitou a Casa de Cultura Tainã para dar continuidade à conversa sobre soberania digital, iniciada no mês de julho desse ano em Brasília no Encontro Soberania Digital Já!

A discussão sobre soberania digital vem dando tom às movimentações dos coletivos e organizações que trabalham com cultura digital no Brasil. O interesse é conter o avanço das Big Techs e propor uma política na qual se possa pensar o armazenamento e o compartilhamento de dados de forma segura e soberana.

A Tainã faz parte fundamental dessa construção com a ideia de apropriação tecnológica. A partir dela, se entende que é preciso alinhar o uso da tecnologia com as perspectivas e demandas comunitárias, dando direção e sentido para a gestão digital, levando em conta principalmente o fortalecimento da autonomia dos territórios.

Esse foi assunto da visita, a qual foi marcada pela ampliação do Data Center Comunitário Livre instanciado na Tainã.

IMG_4338

TC e Orlando segurando uma Mucua

Mucua é o nome do fruto do baobá, árvore milenar que é simbolo da Casa e uma das forças que mobiliza e retoma a ancestralidade africana, tendo como inspiração a luta de Palmares. É através do baobá que se começa a pensar uma construção em rede, tecendo comunicação e compartilhamento entre territórios pelo Brasil. Essa experiência é o que norteia a criação, não de uma Frente Parlamentar, mas de uma Rede de Soberania Digital, como estratégia política conectada e espelhada na luta dos que vieram antes.

Durante a conversa, Orlando Silva trouxe o encontro que teve com Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, em que ela cita sobre a necessidade de superar as redes soberanas como projeto de governo. Falou também da necessidade de uma infraestrutura descentralizada e de pensar a tecnologia a partir dos conhecimentos locais, destacando a centralidade que a pauta tomou no último mês por conta das investidas de Trump (aumento das tarifas nas relações comerciais com o Brasil). Afirmou ainda, o interesse em pensar formas de operacionalizar iniciativas como a da Tainã, direcionando o assunto para o deputado Estadual Gustavo Petta, também presente, como formulação conjunta entre os poderes federativos em todas suas escalas, dando atenção às especificidades de cada território e perenidade à relação entre comunidade e governo.

Dimensionar a importância da Rede de Soberania Digital e das articulações a políticas buscarem construir relações continuadas com os territórios é ponto de partida. Como dito na conversa, a política e a Rede de Soberania Digital precisam se territorializar- a territorialização é a força do Brasil!

IMG_4379

O encontro foi transmitido ao vivo na TV.TAINA.NET.BR. É possível assistí-lo na seção gravações.

IMG_4410