Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, acontece a 1ª Conferência Temática da Cultura Digital, em formato online, pela TV Tainã. O encontro é parte das atividades preparatórias da 4ª Conferência Nacional de Cultura e tem como objetivo sistematizar um debate acerca da Cultura Digital para compor o Caderno da 4ª Conferência Nacional de Cultura, assim como eleger três (3) propostas a serem apresentadas na plenária da nacional - sendo que as propostas mais votadas nesta plenária integrarão o Plano Nacional de Cultura.

Desde dezembro de 2023, mais de vinte coletivos, organizações e movimentos da Cultura Digital, coordenados pelo Ministério da Cultura (MinC) e Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão mobilizados para a realização do encontro e (re)articulados na Rede da Cultura Digital Brasileira.

Para a definição do tema e das mesas temáticas, foi realizado um processo participativo, por meio da Plataformas (plantaformas.org), que resultou na colheita de 51 propostas. Destas, foram selecionadas - pelo Comitê de Governança Colaborativa e Conselho Ancestral da Rede da Cultura Digital - uma proposta para o Tema central e 24 propostas para compor as sete mesas temáticas que acontecerão ao longo dos três dias de evento.

“PermaCultura Digital: começo, meio e começo” é o tema principal da Conferência, apresentado pela Rede de Produtoras Colaborativas. “A PermaCultura é a sistematização de saberes ancestrais para a permanência de todas as formas de vida na Terra. Entendemos que esse conhecimento, como proposta ética e metafórica para essa nova onda da Cultura Digital tem uma grande potência”, explica Fabs Balvedi, integrante da Rede. Já o “começo, meio e começo”, aspas do mestre quilombola Nego Bispo, chega para somar ao movimento a ênfase contracolonial e a ancestral que rege a Cultura Digital, nessa confluência entre tradições e transgressões que as tecnologias digitais podem promover.

Proxima notícia Notícia anterior